terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Araripina sofrerá com longas distâncias

Debutante na elite do Campeonato Pernambucano, o Araripina não sofrerá só pelos adversários difíceis que terá pela frente. Um dos maiores problemas a serem enfrentados pelos comandados do técnico Williams Rodrigues será o cansaço. Como é o time que está sediado mais distante do Recife (681 km), percorrerá as maiores distâncias para competir. Apenas no primeiro turno, o Bode do Araripe andará 5.432 km. No returno, a distância será um pouco maior: 6.086 km. Durante toda a competição, o time sertanejo terá percorrido 11.518 km, percurso que será feito todo de ônibus. Apenas para efeito comparativo, a distância é um pouco inferior a uma viagem de carro Recife-Santiago, no Chile (11.574 km).



"Essa será mais uma dificuldade que teremos. Vemos times da capital reclamando porque terão de jogar em Araripina, mas nós é que sofreremos. Eles virão aqui e depois voltam para jogar no Cabo de Santo Agostinho e Vitória, por exemplo, que ficam próximos ao Recife. Todos os nossos jogos fora de casa são em cidades distantes”, afirmou Walmy Bezerra, diretor de futebol do Bode do Araripe.


A cidade com time no Estadual mais próxima de Araripina é Salgueiro: 172 km. Para ir até Salgueiro e voltar, são 344 km – os grandes da capital fazem só quatro viagens maiores do que esta. “A maratona fica ainda pior porque teremos jogos nas quartas e domingos. O cansaço será grande. Estamos intensificando os treinos físicos”, explicou o técnico Williams Rodrigues.


Logo na estreia, o Araripina se deslocará 681 km para enfrentar o Sport na Ilha do Retiro. O jogo será na quarta, às 20h30. Logo após, o elenco faz o trajeto de volta. Chega em casa depois das 8h da quinta, ganha folga e se apresenta na sexta, faz um treino e concentra para o jogo de domingo, contra o Ypiranga, no Chapadão do Araripe. “A noite passa mais rápido. Além disso, precisaremos ganhar tempo porque o intervalo entre os jogos é pequeno”, diz Walmy Barbosa.


SALGUEIRO
O outro sertanejo na competição, o Salgueiro também percorrerá grandes distâncias, mas a diferença é que o Carcará terá a vantagem de fazer alternadamente duas partidas fora e duas partidas em casa até o fim da competição. Na segunda e terceiras rodadas, por exemplo, enfrentará Náutico, nos Aflitos, e Central, no Luiz Lacerda, em Caruaru.


Se em vez de voltar para Salgueiro entre uma partida e outra, preferir ficar no Recife ou em Caruaru, economizará alguns quilômetros, o que significa menos cansaço. Serão ao todo 7.743 km. “As vitórias amenizam esses problemas”, garante o presidente do Salgueiro, José Guilherme.

0 comentários:

Postar um comentário